Breaking News

La guerra contra la Dengue



A Guerra contra o Aedes aegypti
Posted: 15 Jan 2011 11:10 AM PST

Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) revela que Recife foi a cidade pernambucana que mais registrou casos de dengue em 2010. Ao todo, somente no ano passado, 14.546 pessoas contraíram a doença. Para evitar um ´boom` do mosquito, principalmente entre os meses de abril a junho, a Prefeitura do Recife anunciou que vai reforçar em 10% as ações nos bairros mais tradicionalmente atingidos pela doença. Durante os fins de semana, os agentes de saúde trabalharão em regime de plantão. Já a SES, até amanhã, vai criar um comitê técnico de discussão, até março de caráter interno, para monitorar os casos da doença e definir as novas diretrizes que irão orientar o Plano de Enfrentamento à Dengue, lançado em 2010. No final do 1º trimestre, o comitê terá alcance estadual.

´Entre maio e outubro de 2010, nós fizemos mais de dois milhões e oitocentos mil atendimentos a residências verificando se existiam focos. Desta vez, nós vamos aumentar em pelo menos 10%`, garantiu Otoniel Barros, gerente de Saúde Ambiental do Recife. Na capital, terão reforços os bairros de Nova Descoberta, Várzea, Santo Amaro, Cohab, Jardim São Paulo e Dois Unidos, localidades dos seis distritos sanitários do Recife campeões nas estatísticas da doença. As comunidades que aparecerem no primeiro Levantamento Rápido dos Índices de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), feito a cada dois meses, receberão ´olhar` especial, com ações que incluem atividades de conscientização. Até fevereiro será feito o primeiro mutirão.

No país, Pernambuco é um dos 16 estados que mais têm risco concreto de desenvolver surtos da dengue. A aposta da SES é na concientização da população, já que 80% dos focos de infestação do mosquito estão dentro de casa, ao alcance das mãos. ´Vamos reunir laboratórios de pesquisa, vigilâncias sanitária e epidemiológica e grupos da assistência hospitalar para atualizar os números,` explicou François Figueiroa, diretor de Controle de Doenças e Agravos da SES. O estado planeja capacitar médicos e promover novas campanhas educativas este ano.

O funcionário público Flávio Souza, de 40 anos, é mais um pernambucano que entrou nas estatísticas da doença.´Foi horrível, por isso as pessoas não podem deixar a água se acumular nos recipientes`, ensinou. Ele considerou importante as medidas do município e estado. ´As pessoas continuam muito esquecidas`.



No hay comentarios

Por Favor Deje su comentario, duda o consulta....