Breaking News

EN SAN PABLO .. BOLIVIANOS CELEBRARAN DIA DEL TRABAJADOR.


Comunidade boliviana vai comemorar o Dia do Trabalho na Praça Kantuta
Por: Thiago Baltazar - São Paulo, 27 de abril de 2012 -

No próximo domingo (29) a comunidade boliviana vai comemorar o Dia do Trabalho na Praça Kantuta, principal ponto de encontro da comunidade boliviana de São Paulo. O grupo Caporales San Simón vai se apresentar no palco com cerca de 30 integrantes. Eles vão utilizar o traje de 2011.

 
O evento começa a partir das 13h e os visitantes poderão aproveitar para saborear a culinária boliviana nos estandes ao redor da Praça.

A Associação de Residentes Bolivianos (ADRB) vai apoiar o evento com serviços de assistência jurídica, orientação sobre higiene bucal e palestras sobre saúde. Confira o cronograma abaixo.

- Orientação, prevenção e promoção hábitos saudáveis para uma qualidade de vida melhor.


- Prevenção e exame de diabetes. Para maior segurança e confiabilidade, os resultados obtidos na Praça serão encaminhadas para Associação de Residentes Bolivianos a fim de realizar o exame de diabetes em jejum.

- Exame de detecção de suspeitos de hipertensão arterial.

- Orientação de higiene bucal, doença periodontal, cárie e câncer bucal.

- Assessoria jurídica.

- Assessoria contábil.


- Espaço de informações gerais sobre documentos, CPF, carteira de trabalho, RNE e curriculum.


Palestras    


- 14h30: Orientação de higiene oral com a Dra. Tereza Prieto. 


- 15h30: Tema: como cuidar de seus filhos e Projeto Si Yo Puedo com a Dra. Veronica Quispe.  

1° de maio

O Dia do Trabalho é comemorado em vários países do mundo no dia 1° de maio. Nesta data são celebradas as conquistas dos trabalhadores ao longo de sua história.

Neste dia, no ano de 1986, trabalhadores da cidade de Chicago, EUA, protestaram por melhores condições de trabalho e menores jornadas de trabalho, porém um confronto com a polícia deixou diversos mortos. Três anos mais tarde, em 1989 trabalhadores franceses realizaram uma revolta para obter apenas oito horas diárias de trabalho e em 1919 o senado francês cedeu às pressões dos manifestantes declarando o dia 1° de maio como feriado nacional. Em seguida, várias nações também oficializaram a data, como no Brasil em 1924.

Trabalhadores bolivianos

O povo boliviano possui um histórico de luta pelo direito dos trabalhadores. Foi assim que nasceu a COB (Central Obreira dos Bolivianos). Em 1952 a instituição foi fundada por sindicatos de mineiros durante a Revolução de 1952, que realizou uma reforma agrária, nacionalizou minas, concedeu o voto universal, desmontou o militarismo de oligarquias e conscientizou os camponeses quanto ao seu papel como membro classe.

O secretário de transportes da COB, Leonardo Villasante falou ao Bolívia Cultural durante um encontro realizado em 2010 entre a CUT (Central Única dos Trabalhadores) a COB e o CDHIC.

Ele afirmou que o povo boliviano sempre foi contestante. Para ele, o importante é que o povo se organize e se unifique para que os seus direitos sejam respeitados. “É um trabalho de todo o povo da Bolívia”, disse.

 Serviço    
Dia do Trabalho na Praça Kantuta 
Data: 29 de abril de 2012
Local: Praça Kantuta   
Horário: a partir das 13h00
Saiba mais:

Encontro da COB, CUT e CDHIC discutem as questões do imigrante
Fonte: 
Bolívia Cultural

No hay comentarios

Por Favor Deje su comentario, duda o consulta....