Breaking News

RESIDENTES PERUANOS EN SAN PABLO ... CELEBRAN .. LA FIESTA DEL ... SEÑOR DE LOS MILAGROS


Festa do Señor de los Milagros agita comunidade latina de São Paulo

Por: Thiago Baltazar - São Paulo 31 de outubro de 


A Paróquia Nossa Senhora da Paz celebrou neste domingo (30) a Festa do Señor de los Milagros. Cerca de mil e duzentas pessoas visitaram o local, segundo os organizadores. O evento que homenageia o santo peruano teve início por volta das 11 horas da manhã. Muita comida típica do Peru foi servida nas barracas localizadas no pátio da igreja.  Apresentações culturais de vários países agitaram a celebração.

Ao entrar no auditório da paróquia, a imagem do Señor de los Milagros, que representa Jesus Cristo na cultura peruana, foi recebida com a canção em sua homenagem que diz: “Señor de los Milagros, a Tí venimos em procesióntus fieles devotos, a implorar tu bendición”. A tela com a imagem do santo foi pintada pela peruana Tânia Illes. “Sou autora da imagem que está aqui. Há um espaço na igreja reservado à comunidade peruana”, disse.
















O grupo folclórico boliviano Fraternidad Caporales San Simón foi uma das apresentações do evento. Com fantasias brilhantes e coloridas, o conjunto representou o folclore boliviano. Cláudia Camacho, presidente da associação San Simón comenta a participação do grupo formado em 2007 no Brasil. “A gente apóia toda a comunidade latina, nossos irmãos peruanos, chilenos, colombianos e principalmente os bolivianos” A apresentação do grupo na tarde de domingo foi a última programada para este ano, afirma Cláudia. “Em novembro teremos uma confraternização num sítio, onde reuniremos toda a família San Simón, cerca de 120 componentes”. Ainda de acordo com a presidente da associação, os planos para 2012 envolvem uma apresentação no Carnaval da cidade de Ururu, na Bolívia.
Tânia Illes é presidente da associação latino americana de arte e cultura andina. A organização apóia diversos eventos que contam com a participação de artistas, artesãos e grupos que trabalham com a gastronomia peruana.  Casada com Paulo Illes, coordenador do CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante), a peruana luta pela causa imigrante ao lado de seu marido. “Para nós é muito importante levantar essa bandeira de luta pela defesa dos direitos humanos seja da nacionalidade que for”.



















Sobre sua vida no Brasil, Tânia comenta que sente saudades do Peru, mas que está muito feliz com a festa peruana realizada em São Paulo. “Bate uma saudade porque sempre sentimos falta de nossa terra, das raízes de onde nós viemos. Quando posso, vou ao Peru. Incentivei a cultura peruana para meu filho desde pequeno, tanto idioma quanto costumes, para que ele saiba de onde vem a sua mãe. Para mim é uma alegria estar nesta festa da minha colônia peruana”.

Após as apresentações culturais, muita música latina como salsa e lambada agitou a pista de dança improvisada. Homens, mulheres, crianças, idosos, brasileiros, peruanos, bolivianos, todos. Todos entraram no ritmo latino comandado pelo DJ do local.

A culinária do evento foi uma apresentação à parte. Em todas as mesas espalhadas pelo auditório da paróquia e nas barracas situadas no pátio, visitantes se deliciavam com a gastronomia. Edgar Vilar é um dos chefes de cozinha que fizeram presença na festa. “Hoje estou servindo o tradicional frango assado que ponho na brasa e também o pescado, um prato bastante tradicional” O chefe afirma que a comida peruana faz sucesso entre os paulistanos. “Tem muito brasileiro que gosta da comida peruana. A gente trabalha na Rua Aurora em nosso restaurante Riconcito Peruano e tem muito cliente aqui do Brasil. Eu estou muito contente”. Em relação à comida brasileira, Edgar elogia. “Eu adoro feijoada, virada paulista, picadinho e frutos do mar, gosto muito da comida brasileira. Há 12 anos no Brasil, o chefe também fala sobre sua devoção ao Señor de los Milagros “Já faz cinco anos que participo deste evento e graças a Deus tudo dá certo. Tenho muita fé no Señor de los Milagros”.


















Padre Mário, da paróquia Nossa Senhora da Paz, conta as origens da festa no Brasil que é realizada desde 1996. “A gente começou lentamente, era uma festa pequena e hoje já não há mais espaço”. Sobre a importância do evento para a integração da comunidade latina, o padre afirma. “Primeiramente ajuda como comunidade de fé. A gente sempre acompanha a comunidade com sua fé, é uma caminhada espiritual. Ajuda muito a manter a identidade cultural do Peru com suas danças, comidas, música. Auxilia também a congregar e fortalecer pessoas que são migrantes em São Paulo. Então, há várias formas de expressões positivas que ajudam a comunidade”, disse.

Apresentaram-se na festa a Fraternidad Caporales San Somón da Bolívia; Alma Guarani, do Paraguai e do Peru os seguintes grupos: Mensajeros de Peru e Conjunto Unión Cultural Corazón Peruano. O evento acabou por volta das 19h e foi todo financiado com doações da própria comunidade.

Fonte: 
Bolívia Cultural
RADIOINFINITAWEB


No hay comentarios

Por Favor Deje su comentario, duda o consulta....